Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

My Bidy, your Body - 20 Mitos e verdades sobre exercícios físicos. PARTE 1

20 mitos e verdades sobre os exercícios físicos

 Mito 1 - Se você pratica exercícios, pode comer o que quiser: Muitas vezes, as pessoas tendem a exagerar na contagem de calorias gastas durante os exercícios. Por exemplo, em meia hora de corrida é possível gastar aproximadamente 60 calorias. Mas de nada adianta correr tanto tempo e depois comer uma barrinha de cereais, por exemplo, que possui, em média, 100 calorias. Lembre-se de que a fórmula para perder alguns quilinhos é gastar mais calorias do que consumir.

 Mito 2 - Quando você estiver sem disposição para se exercitar, é melhor descansar: Os exercícios físicos são uma ótima maneira de se sentir mais animado e com energia. Planejar seu treino para os horários em que você tem mais disposição também é uma ótima dica. Se isso não ajudar, procure dormir mais horas para descansar o necessário. Quando for começar a se exercitar, prefira caminhar suavemente por algumas quadras do que correr como se estivesse em uma maratona. 

Mito 3 - Para perder peso, você deve fazer apenas exercícios aeróbicos: Enquanto o treino aeróbico ajuda a queimar uma grande quantidade de calorias, o trabalho de musculação contribui para a redução da gordura corporal, para o aumento da massa muscular e para um gasto mais eficiente de calorias. Também é fundamental para alongar e fortalecer a musculatura, além de proporcionar mais flexibilidade, equilíbrio e uma melhora significativa na circulação sanguínea.

 Mito 4 - Os resultados aparecem quando você se esforça ao máximo. Afinal, sem dor, não há ganhos: É normal que os exercícios causem algum desconforto. Sentir um pouco de incômodo quando começa um novo treino ou usa um aparelho diferente é natural, mas esse incômodo não pode se transformar em dor. Se você estiver muito machucado, provavelmente está exagerando e prejudicando seu organismo, então é melhor diminuir o ritmo para ter melhores resultados.

 Mito 5 - É importante beber isotônicos durante os exercícios: Hidratação é a palavra de ordem quanto o assunto é a prática de exercícios. No entanto, a boa e velha água será sempre a melhor opção. A não ser que você esteja fazendo exercícios vigorosos por longos períodos, seu organismo não precisa de uma reposição de eletrólitos e carboidratos, comumente encontrados nos isotônicos. 

Mito 6 - Se você não puder se exercitar por pelo menos 30 minutos por dia, então não vale a pena tentar: Estudos apontam que praticar exercícios em várias sessões de 10 minutos em um ritmo moderado durante o dia pode trazer muitos benefícios para a saúde. Então não tem desculpa, basta reservar pequenos intervalos do seu dia para fazer exercícios simples e desfrutar dos resultados.

 Mito 7 - Você queima mais calorias se exercitando por mais tempo com intensidade leve: O fator mais importante no controle de peso é o gasto global de energia, ou seja, o número total de calorias que foram gastas durante uma atividade. Quanto mais rápido você caminhar ou correr, por exemplo, mais calorias serão consumidas por minuto. No entanto, sustentar um exercício em um ritmo pesado por muito tempo é mais difícil, principalmente no começo. Por isso, é mais seguro começar devagar e aumentar a intensidade gradualmente para que o organismo vá se acostumando. 

Mito 8 - Se você não se comprometer a fazer exercícios regularmente, é melhor nem começar: É esse tipo de pensamento que impede que boa parte das pessoas comece ou mesmo mantenha a prática de exercícios. Apesar disso, os pesquisadores apontam que praticar algum exercício, mesmo que seja só de vez em quando, é melhor do que o sedentarismo total. Pesquisas indicam que fazer uma caminhada de uma hora por semana, por menos esforço que isso represente, se mostrou uma atitude suficiente para reduzir os riscos de doenças do coração. 

Mito 9 – Ioga é uma atividade leve e segura: A Ioga é uma excelente forma de praticar exercícios, mas nem sempre significa uma atividade fácil. Alguns estilos de ioga são rigorosos e cobram bastante do corpo e da mente. E, assim como qualquer outra prática, requer um instrutor qualificado para auxiliar o aluno a executar os exercícios de maneira segura e efetiva.

 Mito 10 – Basta fazer exercícios com regularidade e comprometimento para alcançar os resultados que você deseja: Ao afirmar isso, muitas pessoas esquecem que os fatores genéticos devem ser levados em consideração. Estudos mostraram que em um grupo bastante heterogêneo de pessoas é possível encontrar uma grande variação na maneira com que os indivíduos respondem ao mesmo treino. Seu desenvolvimento de força, velocidade e resistência pode ser muito diferente de outras pessoas que você conhece. Por isso, acompanhe a evolução do seu corpo e busque seus objetivos respeitando seus limites.



Continuaremos na próxima quarta- feira.

Beijoos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário